Translate

15/06/2013

Tendências estético-literárias do inicio do século XX - Cubismo

O nome cubismo foi achado pelo crítico francês Louis Vauxcelles ao contemplar um quadro de Braque onde as casas de uma paisagem se assemelhavam a cubos. Este pintor e Picasso, que trabalharam juntos e complementarmente, entre 1907 e 1914, lançaram o cubismo.

Os pintores que criaram o movimento procuraram desligar-se de toda a subjetividade, de toda a sentimentalidade, de todo o conceito religioso, espiritual ou mesmo cósmico da arte, aspirando a reproduzir as formas puras, geométricas dos objetos. É uma tentativa para eliminar a perspetiva do pintor e para apresentar os objetos em si, desligados do observador.

O grande precursor desta corrente foi Cezanne, que procurou, segundo as suas próprias palavras, tratar a natureza pelo cilindro, pela esfera, pelo cone. O poeta francês Apollinaire, aparentado com esta corrente, resumia-a bem quando disse que a geometria é para as artes plásticas o que a gramática é para a arte do escritor. Os seus princípios representantes além de Picasso e Braque são Juan Gris e Leger.


Sem comentários:

Enviar um comentário