Translate

03/09/2012

Psicologia do Desporto

Considera os seguintes casos:
  •  Uma equipa de futebol consegue excelentes resultados «em casa», mas tem um desempenho desastroso ou pelo menos compromete as suas aspirações ao título nos jogos fora do seu «reduto».
  • Um jogador perdeu confiança na sua capacidade goleadora porque, depois de vinte jogos em que marcou 26 golos, está há 16 jogos sem marcar.
  • Um atleta português recordista mundial dos 5000 metros durante vários anos nunca ganhou uma competição internacional de relevo porque se deixava vencer pela ansiedade no momento da competição.

O que têm de comum a equipa de futebol, o goleador e o recordista mundial? Provavelmente o seu desempenho melhoraria se trabalhassem com um psicólogo desportivo.
A psicologia do desporto é uma área da psicologia que aplica princípios psicológicos com o objetivo de melhorar o rendimento desportivo e de aumentar o grau de satisfação com a prática do desporto.
De uma forma menos geral, diremos que os psicólogos desportivos ajudam a motivar os atletas, a reduzir o seu grau de ansiedade (podem fazer isto através dos treinadores), e podem transmitir aos treinadores formas mais efetivas de comunicação com os atletas.

Muitas destas técnicas são importadas do campo da psicologia clínica (em especial as terapias cognitivas e comportamentais) e são adaptadas a uma realidade muito competitiva e que muito exige dos atletas.

Sem comentários:

Enviar um comentário