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04/09/2012

Psicologia do Desporto - estratégias

Algumas das estratégias são as seguintes:
  • Dar mais importância ao processo do que ao resultado.

Apesar de por vezes se ouvir dizer que o mundo do desporto «Ganhar não é o mais importante, é a única coisa importante», os psicólogos do desporto pensam que transmitir a ideia de que tem de se ganhar a todo o custo pode ter efeitos contraproducentes. Quem se concentra demasiado nos resultados muitas vezes não se concentra devidamente na sua tarefa. Assim, é preciso transmitir aos atletas a ideia de que o mais importante é desempenharem bem o seu papel e não se preocuparem demasiado com os resultados. Estes virão por sim.
  • Usar técnicas de relaxamento muscular respiratório

Alguns atletas são muito nervosos e vivem com grande ansiedade os momentos prévios à competição. Nesses casos, os psicólogos desportivos usam técnicas de relaxamento respiratório e muscular. O objetivo é o de acalmar os atletas e permitir que se concentrem melhor.
  • Usar o diálogo positivo consigo mesmo


Muitos atletas em fase de mau rendimento desenvolvem uma perceção negativa das suas capacidades, pensam e dizem coisas negativas a si mesmos. A tarefa do psicólogo desportivo é a de promover uma modificação cognitiva de modo que os atletas tenham uma atitude mais positiva. No caso do goleador que há 16 jogos não marca e que começa a esquecer que é goleador, é preciso dizer-lhe que não deve exagerar os fracassos recentes, ou seja, que deve olhar não só para os jogos sem marcar, mas também para os vinte jogos em que marcou 26 golos.


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