Translate

21/03/2012

Sociedades modernas

Quando numa qualquer sociedade as condições de vida das pessoas são melhoradas  através de uma nova ideia ou de uma  nova forma organizacional, ou quando um  progresso tecnológico altera a função  de produção, ou uma melhoria/alteração do processo de produção de bens/serviços  aumenta a produtividade numa empresa (inovação de processos), ou uma abertura  de um novo mercado, invenção de novos produtos ou melhoria dos existentes (inovação de produto), ou quando a distribuição da riqueza se faz de uma forma equilibrada e saudável estamos perante o fenómeno do desenvolvimento.
Isto tudo realmente só acontece graças à capacidade de iniciativa e espírito inventivo do ser humano, sem isso a palavra desenvolvimento simplesmente não existia e todos nós ainda vivíamos da agricultura e da caça.  
Como estas mudanças alteram para sempre todos os aspectos de vida das pessoas, o que faz com que muitas vezes essas mesmas  medidas sejam olhadas com uma certa desconfiança, podemos assim dizer que o desenvolvimento anda sempre de braço dado com grandes crises e conflitos sociais, mas por outro lado são essas mesmas crises que criam o desenvolvimento e o avanço da sociedade.

Para controlar estas ondas de crise e progresso excessivo, sem que o desenvolvimento seja posto em causa, e a distribuição da riqueza seja feita da forma mais justa possível, a tradição e a autoridade deveriam conseguir esse equilíbrio através dos seus hábitos e instituições.

Por isso em todos os países existem leis, que por vezes não se aplicam, e os organismos estatais para aperfeiçoar esse equilíbrio  que nunca é perfeito. Uma das medidas que pode potenciar o desenvolvimento e daí haver  benefícios para os intervenientes é a abertura comercial.


Sem comentários:

Enviar um comentário